Explanação sobre a FADAT é realizada na Câmara 12/03/2020

12/03/2020
Explanação sobre a FADAT é realizada na Câmara 12/03/2020

a sessão desta quinta-feira, 12 de março, o diretor da Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT), Sr. José Nilson participou como convidado, para apresentar à Câmara e a população quixadaense a estrutura e as ações em torno deste novo empreendimento de ensino superior. O requerimento oficial para a participação do diretor partiu de iniciativa do vereador José Maria.

Em sua explanação inicial, Sr. José Nilson relembrou seu histórico como empreendedor na área educacional junto com o Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio. José Nilson citou os inúmeros desafios na construção da Faculdade Católica Rainha do Sertão, segundo ele, “o primeiro megaempreendimento econômico da região”. E também relembrou sua passagem como idealizador da Faculdade Cisne, hoje administrada por outro grupo empresarial.

José Nilson destacou que a FADAT contou com investimento inicial de 5 milhões de reais e afirmou que; “impactará a cidade com a grandeza deste novo empreendimento, através de bolsas de estudo direcionadas para os jovens e adolescentes carentes da região que poderão concorrer por meio do mérito escolar”. A faculdade iniciou com os cursos de Administração e Direito.

Após a explanação, vereador José Maria parabenizou o diretor da FADAT pelo, segundo ele, “brilhante trabalho à frente da educação superior privada na região do sertão central”. José Maria destacou ainda o avanço econômico e social que obras do tipo geram na região, com geração de emprego e renda para o município.

Para o vereador Damasceno, o nascimento de Quixadá como Cidade Universitária vem desde o surgindo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), através do empenho do professor Luiz Oswaldo, com quem o vereador colaborou nos seus tempos de educador. Damasceno afirmou que hoje, o município de Quixadá é um polo universitário do Sertão Central por possuir cinco centros de formação superior com cerca de 10 mil alunos. E três destes centros, de acordo com o vereador, foram criados mediante parceria de José Nilson com Dom Adélio.

Em sua participação, visivelmente emocionado, o vereador Iranildo Bacurim apontou que; “dezenas de jovens de origem pobre conquistaram uma formação universitária graças aos programas de acesso ao ensino criados nos governos Lula e Dilma (ProUni e Fies)”. E com esses financiamentos, somados aos empreendimentos de ensino superior privado; “muitos puderam mudar a vida de suas famílias”, completou o vereador.

Já o vereador Laércio Oliveira pediu uma salva de palmos pela capacidade empreendedora dos fundadores da FADAT, sendo prontamente atendido por todos os presentes no plenário. E todos os vereadores na sessão elogiaram os responsáveis pelo empreendimento.

Em sua fala de encerramento, o presidente interino vereador Denis Dutra colocou a Câmara Municipal de Quixadá à disposição da entidade. E disse que a Casa manterá diálogo com a Instituição e com o Poder Executivo Municipal e Estadual, objetivando garantir melhorias para a estrada de acesso à FADAT.